Os Benefícios dos Alimentos Ricos em Fibras para a Saúde

Alimentos Ricos em Fibras na sua Dieta. As fibras mantém a saciedade, melhora a saúde e ajuda na perda de peso. Ao consumir alimentos ricos em fibras, diminuirá o risco de doenças cardíacas, derrame e diabetes e melhora a saúde da pele.

alimentos ricos em fibras
alimentos ricos em fibras

As fibras são partes dos alimentos à base de plantas (grãos, frutas, vegetais, nozes e feijão) que o corpo não consegue decompor. Elas passam pelo corpo sem ser digeridas, mantendo o sistema digestivo limpo e saudável, facilitando os movimentos intestinais e eliminando o colesterol e substâncias cancerígenas nocivas para fora do corpo.

As fibras estão divididas em insolúvel e solúvel

As fibras insolúveis não se dissolvem na água. Esta fibra ajuda prevenir a constipação e pode ser encontrada em grãos integrais, cereais de trigo e vegetais, como cenoura, aipo e tomate.

As fibras solúveis se dissolvem na água e ajudam controlar os níveis de açúcar no sangue e reduzir o colesterol. Ótimas fontes dessa fibra incluem a cevada, aveia, feijão, nozes e frutas, como maçãs, frutas cítricas e peras.

Muitos alimentos contém fibras solúveis e insolúveis, porém, é importante ressaltar que, quanto mais natural e não processado esses alimentos, maior é a fibra. Dessa forma, alimentos refinados ou “brancos”, como pão branco, açúcar e arroz branco tiveram toda ou a maioria de suas fibras removidas.

Os benefícios das fibras para a saúde e dieta

Consumir fibras é uma maneira saudável e eficaz de manter o intestino regulado. Além disso, ajuda fortalecer o sistema imunológico, emagrecer e prevenir doenças. Veja os benefícios dos alimentos ricos em fibras:

Saúde digestiva: A fibra alimentar normaliza os movimentos intestinais, prevenindo a constipação e a diarreia. Comer alimentos rico em fibras também pode reduzir o risco de diverticulite (inflamação do intestino), hemorroidas, cálculos biliares, pedras nos rins e aliviar a síndrome do intestino irritável.

Alguns estudos também indicaram que uma dieta rica em fibras pode ajudar diminuir o ácido gástrico e reduzir o risco de distúrbio do refluxo gastroesofágico e úlceras.

Diabetes: Uma dieta rica em fibras, principalmente, fibras insolúveis encontrada nos cereais ajudam diminuir o risco de diabetes tipo 2. Se você já tem diabetes e comer fibras solúveis pode diminuir a absorção de açúcar e melhorar os níveis de açúcar no sangue.

Câncer: Alguns pesquisadores sugerem que adotar uma dieta rica em fibras pode ajudar a prevenir o câncer colorretal, embora as evidências ainda não sejam conclusivas. Também ressalta que dietas com alimentos ricos em fibras indicam um risco menor de outros tipos de câncer do sistema digestivo, como estômago, boca e faringe.

Saúde do coração: A fibra solúvel, é um elemento importante na dieta saudável para o coração, pois ajuda melhorar os níveis de colesterol, isto é, diminui o colesterol LDL (ruim), melhora os níveis do colesterol HDL (bom) e controla a pressão sanguínea.

Saúde da pele: A ingestão de fibras ajuda eliminar as toxinas do corpo, melhorando a saúde e aparência da pele.

Emagreça com saúde!

Perda de peso: Além de ajudar na digestão e prevenir a constipação, as fibras ajudam manter a saciedade, ou seja, ela permanece no estômago por mais tempo do que outros alimentos e, dessa forma, você come menos e, consequentemente, emagrece com saúde.

Alimentos ricos em fibras, como frutas e legumes, tendem a ter poucas calorias, sendo assim, uma ótima maneira para emagrecer incluindo fibras na sua dieta.

Existem outras razões pelas quais a ingestão de fibras podem ajudar na perda de peso:

  • Ao regular seus níveis de açúcar no sangue, as fibras ajudam a manter a capacidade de queima de gordura do corpo e evitar picos de insulina que deixam você se sentindo esgotado, desejando alimentos nada saudáveis.
  • Consumir alimentos ricos em fibras ajuda eliminar a gordura através do seu sistema digestivo de forma mais rápida.
  • Quando você se alimenta com alimentos ricos em fibras, como frutas, também terá mais energia para se exercitar.

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *